Descubra os embrulhos certos para os presentes de natal

O Natal está chegando e para quem deixou os presentes da família para última hora, ainda é possível se preocupar com a preservação do meio ambiente durante suas compras. Embora nem sempre seja provável recorrer a lembrancinhas que sejam ambientalmente corretas, com a escolha certa de embalagens é possível agradar e ainda trazer um pouco de sustentabilidade a essa data.
O papel certo
Pensando em fazer um lindo embrulho? Foque nos materiais que podem ser reciclados depois, já que nem todos podem ser reaproveitados. “O correto seria não consumir o papel metalizado, porque o metal é colocado junto ao plástico em uma temperatura muito grande e no processo de reciclagem você não consegue separar”, explica Alessandro Azzoni, consultor ambiental e economista.
O papel colorido normal é a opção mais comum e fácil de reaproveitar, basta separá-lo na coleta seletiva para ter a certeza de que não virará lixo. Mas cuidado com os acompanhamentos: “quando tem adesivos, papel manteiga e materiais fundidos não vai mais para a reciclagem”.
Dois presentes em um
Outra maneira bacana de ajudar o meio ambiente é optar por caixas e embrulhos que podem ser usados separadamente depois do presente aberto. Além de dar uma mãozinha ao planeta, o presenteado tem duas surpresas em uma.
Se quiser gastar menos, a dica é recorrer aos tecidos TNT, que e decompõe muito rápido, ou mesmo a juta, que com fitas deixa o presente moderno e bonito, além de poder ser usado para outras finalidades.
Vá além
Na hora de comprar, você também pode optar por presentes e embalagens nos quais as empresas tem algum envolvimento num processo de produção sustentável.

Comentários