Brasil é líder mundial de reciclagem de latinhas

 
De acordo com a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (ABRALATAS), o Brasil manteve a liderança mundial de reciclagem de latas no ano de 2012, demonstrando a taxa de 97,9% de reaproveitando das embalagens de alumínio.
Para permanecer na colocação alcançada em 2001, o País atingiu a marca de 267 mil toneladas de recipientes para bebidas coletadas para reuso, num total de quase 273 mil toneladas fabricadas. Vale lembrar que o Brasil registrava o índice de 78% de reutilização das latinhas no ano 2000.
Durante 2012, em todo o território nacional, foram produzidos 19,8 bilhões de invólucros metálicos para os mais diversos tipos de utilidades. Embora algumas variáveis do índice tenham ficado abaixo dos registros de 2011, de acordo com a ABAL, os resultados foram considerados satisfatórios, pois à medida que a manufatura de latas cresceu 7,8%, a coleta acompanhou o acrescimento e obteve 7,4% de elevação.
A reciclagem de alumínio beneficia diretamente o meio ambiente e também pode promover o desenvolvimento de uma sustentabilidade financeira, uma vez que, somente em 2012, a reutilização de invólucros injetou cerca de R$ 630 milhões na economia nacional.Além disso, se comparado à metodologia de fabricação das latas, o processo de tornar as embalagens aptas para reuso demanda apenas 5% de energia elétrica.
Conforme informações fornecidas pela ABAL, em 2011, o Japão reaproveitou 92,5% dos recipientes, os Estados Unidos reciclaram 67% e a Europa, em média, em 2010, obteve apenas 66,7% de reutilização das latas de alumínio.

Comentários