Peças

Potência e produtividade

A nova família Iveco Stralis mantém a alta produtividade das versões anteriores com o motor Iveco FPT Cursor 9 e Iveco FPT Cursor 13. 
O resultado é uma viagem mais rápida, com menos trocas de marchas e maior segurança nas ultrapassagens e retomadas.


Motor Iveco FPT Cursor 9
 
450S33T - 4x2 - 1.300Nm (133kgfm) @1.100 a 1.660rpm
460S36T - 4x2 - 1.500Nm(153kgfm) @1.100 a 1.660rpm
500S33T - 6x2 - 1.300Nm(133kgfm) @1.100 a 1.660rpm
530S36T - 6x2 - 1.500Nm(153kgfm) @1.100 a 1.660rpm

 

Cabines Iveco

 

Ainda mais confortável

 

 cabine tem novo acabamento na cor preta, tratamento acústico de alta eficiência e mais conteúdo para proporcionar uma vida à bordo mais confortável. A partir do 440cv a cabine possui suspensão pneumática, feita por quatro pontos independentes e o volante possui ajuste pneumático de altura e inclinação e traz integradas as teclas de comando do computador de bordo e suas várias funções. A cabine leito é de série para toda família Stralis, tendo como opcional cabine curta para a família cursor 9. Para o Stralis 330cv temos teto baixo, de série, e para os demais teto alto. O ar-condicionado é de série a partir da versão de 360cv. A cabine ainda conta com: porta-objetos de todos os tamanhos, luzes de led para leitura e iluminação automática de segurança, cortinas, computador de bordo, econômetro, tacógrafo eletrônico semanal para três motoristas, trava-elétrica, CD player com MP3 e climatizador de ar são outros destaques da cabine.


Caixas de Mudanças da Scania



 

 
A Scania possui caixas de mudanças com design avançado para mudança de marchas mais fáceis e melhor eficiência no consumo combustível.


Na Scania, nossos engenheiros trabalham constantemente para criar caixas de mudanças com design mais forte, mais durável, mais leves e que proporcionem mais economia de combustível.

Para complementar o trem de força, nossa linha de caixas de mudanças com seção planetária oferece ao motorista uma ampla seleção de marchas que pode ser adaptada a todos os tipos de transporte.

Para uma direção aprimorada, nossas caixas de mudança de 9, 12 e 14 marchas podem ser adaptadas com Scania Opticruise e Scania Retarder totalmente integrados.

8 marchas


Para rotas urbanas, distribuição regional ou longa distância, essa caixa de mudanças foi construída para fácil direção em quase todas as tarefas. Baseada em uma caixa de quatro marchas, mais uma seção planetária, sua força é perfeita para altas saídas de torque de qualquer motor em linha Scania.

9 marchas


Para rotas urbanas, distribuição regional ou longa distância, essa caixa de mudanças foi construída para fácil direção em quase todas as tarefas.

8+1 marchas: essa caixa de mudanças oferece vantagens semelhantes, junto com um índice de rastreamento extra. Baseada em uma caixa de quatro marchas, mais uma seção planetária, sua força é perfeita para altas saídas de torque de qualquer motor em linha Scania. As opções incluem Scania Retarder e Scania Opticruise e uma seleção de tomadas de força.

12 marchas

A caixa de mudanças de distribuição de 12 marchas Scania oferece troca de marchas suaves e controle preciso do consumo de combustível. Essa caixa de mudanças foi cuidadosamente projetada para permitir que o motorista economize combustível em todas as velocidades.
Com relações de transmissão minuciosamente calculadas, desde as marchas mais baixas bastante espaçadas até as menores diferenças nas marchas mais altas, ela garante que as mudanças de engrenagem sejam feitas dentro do intervalo de rotações mais econômico, permitindo uma aceleração rápida com menos trocas de marchas, assim como rotações otimizadas para todas as velocidades de cruzeiro.
Seu padrão de troca simples e operação suave garante mudanças de marcha macias, mesmo em trânsito com grande fluxo de veículos.

14 marchas

Para praticamente qualquer aplicação, o split Scania é leve e forte com ação de alavanca fácil e positiva. O Scania Opticruise e o Scania Retarder apresentam-se como opcionais.
12+2 marchas: para aplicações que exigem potência adicional em baixa velocidade, esta caixa de mudanças tem dois índices de rastreamento. Projetado para economia otimizada, ela se mostrou muito adequada para longas distâncias, bem como para aplicações em construção pesada e operações off road. A versão com sobremarcha oferece alta capacidade de torque, além de sobremarcha para rotações de cruzeiro baixas e econômicas.
O Scania Opticruise e o Scania Retarder, além de uma seleção de tomadas de forma, estão disponíveis para todas as caixas de mudanças com split e seção planetária.

Eixos da scania


 
 
 
 

 
Uma ampla variedade de eixos e reduções de eixo Scania oferece perdas mínimas por fricção para todas as aplicações.


Sempre que houver desgaste nos dentes da engrenagem, haverá fricção, que desperdiça combustível. Ao longo dos anos, a Scania tem aberto caminho no refinamento de engrenagens e mancais na busca pela economia de combustível.


O mais leve dos eixos Scania tem um eixo único com design de redução único para veículos com motores de 250 e 270 hp. Na extremidade oposta, está um boggie de redução de cubo, com uma capacidade projetada para mais de 150 toneladas, para veículos envolvidos nas operações de transporte mais pesadas.




 

 

 Tomadas de Força da scania

 


 

 

 TOMADA DE FORÇA DO MOTOR

 
Todos os motores oferecem diversas opções de PTO para uma variedade de aplicações.


Proconve P7/Euro 5
Motores de 5 e 6 cilindros



Relação: 1.19:1
Rotação: sentido antihorário
Torque máximo: 600 Nm


Proconve P7/Euro 5
Motores V8


Relação: 1.19:1
Rotação: sentido horário
Torque máximo: 600 Nm
 

tomada de caixa de mundaça  da Scania

Todas as caixas de mudanças oferecem várias opções de montagem PTO.


Caixas de mudanças com seção planetária e com seção planetária e split


GR875, GR905, GRS895, GRS905, GRSO905


EG: 5 horas na traseira da caixa de mudanças
Relação normal, direta: 1200 Nm
Relação direta, mais rápida: 700 Nm

EK: 12 horas (dirigido pelo motor, montado sobre carcaça da embreagem)
Até 2000 Nm (direto e flange)

Caixas de mudanças com seção planetária e com seção planetária e split


GR801, GR900, GRS890, GRS900, GRSO900

GR801 de 8 marchas
EG603 (direção direta)
Relação: 1.13
Posição: 5 horas
Rotação: sentido horário
Torque máximo: 700 Nm
EG612 (eixo propulsor) Relação: 0.92
Posição: 5 horas
Rotação: sentido antihorário
Torque máximo: 1200 Nm
GR900 de 8+1 marchas
EG601 (direto) Relação: 1.24
Posição: 5 horas
Rotação: sentido horário
Torque máximo: 700 Nm
EG611 (eixo propulsor) Relação: 0.93
Posição: 5 horas
Rotação: sentido antihorário
Torque máximo: 1200 Nm
EG621,1 de saída dupla (eixo propulsor) Relação: 1.24
Posição: 5 horas
Rotação: sentido horário
Torque máximo: 700 Nm
EG621,2 de saída dupla (eixo propulsor) Relação: 0.93
Posição: 5 horas
Rotação: sentido antihorário
Torque máximo: 1200 Nm

Caixas de mudanças com split e seção planetária

GRS890, GRS900, GRSO900

EG600 (direto) Relação: 1. 45/1.78
Posição: 5 horas
Rotação: sentido horário
Torque máximo: 600/500 Nm
EG604 (direto) Relação: 1. 12/1.37
Posição: 5 horas
Rotação: sentido horário
Torque máximo: 700/600 Nm
EG610 (eixo propulsor) Relação: 0.94/1.15
Posição: 5 horas
Rotação: sentido antihorário
Torque máximo: 1200/1100 Nm
EG620,1 de saída dupla (eixo propulsor)
Relação: 1.45/1.78
Posição: 5 horas
Rotação: sentido horário
Torque máximo: 600/500 Nm
EG620,2 de saída dupla (eixo propulsor)
Relação: 0.94/1.15
Posição: 5 horas
Rotação: sentido antihorário
Torque máximo: 1200/1100 Nm

Dirigido por motor, montado sobre carcaça da embreagem 

EK630 (direto) Relação: 1:1
Posição: 12 horas da carcaça do volante
Rotação: sentido antihorário
Torque máximo: 1200 Nm
EK640 (eixo propulsor) Relação: 1:1
Posição: 12 horas da carcaça do volante
Rotação: sentido anti-horário
Torque máximo: 1200 Nm
 

O que é a peça retarder?


 


 
 

Circuito elétrico dos caminhões MB

 

Confira o esquema que engloba luz de freio, regulagem elétrica, desembaçador dos espelhos e freio motor dos modelos 1215C, 1318, 1618M e 1718M.

 
Efetuar reparos com precisão e qualidade exige experiência profissional e o circuito elétrico que será avaliado em mãos. É nesse esquema que o eletricista encontra todas as ligações elétricas do veículo, assegurando onde começa e onde termina cada fio, além de mostrar se existe algum relé ou fusível no percurso da fiação.
Nessa edição, mostramos o circuito elétrico da luz de freio, regulagem elétrica, desembaçador de espelhos e freio motor dos modelos Mercedes-Benz, citados acima, a partir do número final de chassis 299.571. Esses componentes são fundamentais para a segurança do motorista e seus ocupantes, por isso é necessário mantê-los sempre em ordem.

Qualquer problema na fiação pode ser determinado com a ajuda do esquema, afinal saber onde está a avaria é o mais importante para encontrar uma solução eficaz. Para facilitar o seu trabalho, lembre-se de utilizar as ferramentas adequadas e peças originais.

O esquema elétrico da Mercedes-Benz está subdividido em vários módulos, dispostos em ordem alfabética. Na ilustração, a continuação dos circuitos elétricos é indicada por uma seta e orientada para um box, que informa em qual componente o respectivo cabo está conectado e o módulo onde o mesmo se localiza. A tensão da instalação elétrica nesse caso é de 24 Volts.
Módulos:A - Sistema de partida e parada do motor, Sistema de geração de energia, Faróis
B - Luzes indicadoras de direção, Luz de marcha-à-ré, Buzina, Limpador de pára-brisa
C - Tacógrafo/Velocímetro, Instrumentos, Lâmpadas-piloto
D - Luz de freio, Regulagem elétrica e desembaçador dos espelhos, Freio motor
E - Acionamento elétrico dos vidros, Sensor de nível do líquido de arrefecimento
F - Instalação para rádio, Acendedor de cigarros, Iluminação interna e externa
G - Tomada para diagnóstico ADM/PLD, Tomada para reboque, Acionamento da aceleração manual
H - Sistema de ventilação forçada, Ar condicionado
I - Módulo eletrônico PLD/ADM
J - Etiqueta de identificação de fusíveis e relés
Conexões à massa
As conexões à massa dos componentes da instalação elétrica estão identificadas com um losango numerado e são ligadas diretamente ao borne negativo das baterias por meio da conexão XPM1. Confira os losangos numerados que se referem, respectivamente, às conexões à massa:
1 Chicote principal
2 Chicote esquerdo
3 Chicote direito
4 Chicote do teto
Identificação dos cabos elétricos:




Código de cores dos cabos elétricos:
 bl azul
 br  marrom
 ge amarelo
 gn  verde
 gr  cinza
 li lilás
 rt   vermelho
 sw  preto 
 ws  branco
Esquema elétrico

Legenda do esquema
B14 Interruptor da luz de freio
E9 Luz de freio esquerda
E10 Luz de freio direita
FC (KL.15) Barramento de fusíveis do terminal 15
P10 Regulagem elétrica/desembaçador do espelho esquerdo
P11 Regulagem elétrica/desembaçador do espelho direito
R2 Resistência de aquecimento do espelho retrovisor esquerdo
R3 Resistência de aquecimento do espelho retrovisor direito
S7 Interruptor de freio-motor direto/desliga
S9 Interruptor desembaçador dos espelhos
S37(D) Interruptor de regulagem dos espelhos retrovisores (direito)
S37(E) Interruptor de regulagem dos espelhos retrovisores (esquerdo)


Escolha sua potência

O Volvo FM possui o motor: D11C. Um motor potente que conta com a mais recente tecnologia, quatro válvulas por cilindro e unidades injetoras controladas. Com foco na economia de combustível e na dirigibilidade.
 

Tenha mais potência com a transmissão mais adequada para você

Com o Volvo FM, você pode escolher entre uma transmissão manual, ou o I-Shift. Esse último mudará seu jeito de dirigir. Graças ao software inteligente, o I-shift sempre aplica a marcha certa em cada situação, o que leva a uma dirigibilidade aprimorada e um menor consumo de combustível.
 

Cabine estendida

 
A cabine estendida é indicada para trabalhos de transporte que não exigem instalações de pernoite.

Painel de instrumentos
O painel de instrumentos levemente encurvado permite que o motorista alcance todos os controles com mais praticidade.
No centro, há um instrumento combinado com um visor preto e branco grande que mostra informações sobre a jornada.

Conjuntos de cabineSe quiser deixar a direção ainda mais segura ou confortável, você poderá adicionar um ou mais opcionais  ao Volvo FM.
Cada um contém vários recursos práticos reunidos a um preço vantajoso.
Dentre os acessórios estão um ótimo sistemas de segurança ativa inteligentes e faróis bixenônio

Compartimento
  • Dois grandes compartimentos com aberturas e quatro compartimentos DIN acima do pára-brisa..
  • Compartimentos atrás dos bancos do passageiro e do motorista que podem ser alcançados pelo lado de fora.

Design da sua cabine

 
 

Há opções de padrões interiores de cabines disponíveis – vinil e tecido – que oferecem um nível extremamente elevado de conforto com uma posição de direção ideal, assentos projetados anatomicamente, baixo nível de ruído, ar-condicionado de alta capacidade e o que há de melhor em termos de segurança.
 

Segurança da cabine

 


Segurança da cabine

Cabines à prova de colisões
As situações mais comuns de acidentes incluem colisões totalmente frontais ou acidentes com capotamentos. Ao ser atingida por um objeto externo, a cabine tem como função principal transferir a energia para trás a fim de manter um espaço interno suficiente para a sobrevivência dos passageiros.

Na Volvo Trucks, testamos nossas cabines minuciosamente em uma série de seqüências, inclusive o teste do pêndulo frontal. Além disso, todas as cabines cumprem os padrões suecos de resistência, que são os mais rígidos do mundo.

Absorção da energia do impacto
No momento de um acidente, existem forças extraordinárias em ação. A força a que seu corpo se submete é, provavelmente, no mínimo equivalente ao dobro do peso de seu corpo inteiro. Uma pessoa que pesa 100 kg é exposta a uma força igual a quatro toneladas se estiver viajando a 50 km/h. É por isso que o interior da cabine precisa absorver a energia, para diminuir o impacto que atingiria o corpo humano.
Em todas as nossas cabines, o volante e o painel absorvem a energia, assim como os acabamentos que ficam na altura dos joelhos. Todos os tecidos usados no estofamento também são feitos de materiais à prova de fogo.

Além disso, os acessórios do interior da cabine foram projetados para ficarem bem presos à estrutura da cabine. Isso garante que os acessórios não sairão do lugar em caso de colisão ou manobras para frenagem de emergência.
 
 

 Suspensão


Suspensão pneumática
A Volvo ECS (Electronically Controlled Suspension, Suspensão controlada eletronicamente) oferece um enorme conforto e protege a sua carga. O sistema se ajusta automaticamente para que o caminhão se mantenha a uma altura constante e compense cargas distribuídas de maneira desigual.
O controle manual da altura simplifica o ajuste da altura da plataforma de carregamento à altura da plataforma de carga. O sistema pode inclusive ser programado com várias alturas de carregamento diferentes.


Feixes de molasO Volvo FM pode ser especificado com feixes de molas do tipo parabólico ou semielíptico. Os feixes de molas parabólicos são usados sobretudo em suspensões de eixos dianteiros e podem ser combinados com suspensão traseira pneumática ou em tandem. Se os pesos do eixo forem excessivos e o terreno for, às vezes, acidentado, também estarão disponíveis os feixes de molas semi-elípticos.
 

DO MOTOR AO DIFERENCIAL VOLVO

 
Mais potência para você
O Volvo FM possui motor D11A, que conta com a tecnologia da nova linha de caminhões Volvo - o sistema SCR - adequada às mais recentes normas de emissões, quatro válvulas por cilindro e unidades injetoras controladas. A potência aumentou para acompanhar a nova motorização, que além de apresentar um caminhão muito menos nocivo ao meio ambiente, oferece muito mais produtividade para suas empreitadas.
Motor D11A cv
VEB (Volvo Engine Break, Freio motor da Volvo)
Tomada de força acionada pelo motor de 1.000 Nm como opção
Alto torque em uma ampla variedade de velocidades de motor

D11A – eficiência em termos de combustível, responsabilidade ambiental e direção em foco
O motor D11A é um motor a diesel de seis cilindros, em linha, com capacidade para 10,8 litros, turbocompressor e intercooler. Disponível com 370 cv. Todos atendem às normas de emissão Proconve/P7 (Euro 5).


Ampla cabine interna

 

 
 
Ampla cabine interna
O interior do novo Iveco Hi-Way foi projetado para oferecer o máximo de conforto e praticidade ao motorista e ocupantes. Entre os bancos, o espaço é semi-plano e sobre ele uma pessoa de até 1,90m pode ficar em pé sem tocar a cabeça no teto.
Hi-Way - Cabine

Cabine leito com 2,5 metros de largura
por 2,25 de comprimento.

Hi-Way - Cabine

Versões de cabine especiais

Disponível nas versões cabine leito com teto alto ou teto médio, o ambiente propicia um excelente ambiente de trabalho, ajudando a maximizar a produtividade.

Painel

A funcionalidade atrelada ao conforto é a principal característica do novo painel Hi-Way. Seus controles foram reposicionados em torno da área central do painel para ficar mais visível e acessível, garantindo maior comodidade e preservando, assim, a segurança do condutor.


Hi-Way - Novo painel

Material de alta qualidade

Produzido com recursos de alta qualidade e durabilidade, foram utilizados materiais não reflexivos e de toque suave com o mesmo padrão de acabamento usado em automóveis de luxo.
Hi-Way - Volante
Hi-Way - Bluetooth
Bluetooth / MP3 ? Rádio
Hi-Way - Ar-condicionado
Ar Condicionado / Acendor 12V / Cinzeiro

Armazenamento
e porta-objetos

O número e a capacidade dos compartimentos de armazenamento aumentaram consideravelmente com o Iveco Hi-Way. Assim, documentos, mapas e ferramentas estarão sempre à mão.



Hi-Way - Armazenamento

Hi-Way - Porta Objetos
Hi-Way - Volante

Volante multifuncional

Com controles de condução integrados, o volante combina com o novo painel e possui botões para o controle de instrumentos.

O Iveco Hi-Way traz uma série de teclas incorporadas ao volante, permitindo que o motorista permaneça todo o tempo com as mãos na direção.

Portas

Para o motorista ter sempre à mão tudo que precisa, o novo painel de porta também oferece um bolso de armazenamento funcional.

Além disso, as novas portas apresentam refletor vermelho e, nos seus degraus de entrada, iluminação de segurança.
Hi-Way - Porta
Hi-Way - Tranca

Sistema de Iluminação

As cabines do novo Iveco Hi-Way apresentam predominantemente a cor clara, fator decisivo para seu sistema de iluminação eficiente.

Diversos pontos de iluminação interna foram projetados, além de luzes de LED para leitura e da iluminação automática de segurança.
Hi-Way - Iluminação

Hi-Way - Retrovisores auxiliares

2 retrovisores auxiliares

Outro detalhe que faz toda a diferença é a presença de dois retrovisores auxiliares frontal e lateral, aumentando a visibilidade em manobras.

Isolamento acústico

A nova cabine foi modificada para assegurar o melhor isolamento acústico no mercado. Um dos fatores determinantes para gerar excelente resultados. Pela tabela, são reportados os valores da redução do ruído alcançada correspondente à velocidade do veículo. Pelo comparativo, é possível observar que houve aumento nos valores do índice de articulação.
Redução de ruído
Índice de
articulação (*)
Inatividade
-0.7 dBA
5,00%
50km/h
-0.7 dBA
8,00%
70km/h
-1.3dBA
10,00%
80km/h
-
5,00%
(*) O índice de articulação (AI) é a medida da inteligibilidade de fala no interior de caixas. Um AI de 100% significa que cada palavra é decifrável, enquanto um AI de 0% significa que nenhum discurso é compreensível. O índice de articulação está ligado ao nível de ruído de conforto, porque é avaliada em relação à banda de frequência audível para percepção humana.

opcionais

O novo Iveco Hi-Way oferece opcionais que proporcionam ainda mais o conforto do motorista, seja conduzindo o volante ou no seu momento de relaxamento:
  • + Teto médio
  • + Cama dupla
  • + Defletor de Ar
  • + Rodas de Alumínio

BANCOS
com mais conforto

O motorista passa longas horas ao volante e é por isso que o novo Iveco Hi-Way oferece um assento com máximo conforto em sua cabine. O banco pneumático apresenta vários ajustes, apoia-braços, ajuste lombar, cinto de segurança integrado e revestimento de couro de série.
Hi-Way - Banco
Único caminhão da categoria que apresenta o banco do passageiro com características e conforto similares ao do motorista.
Hi-Way - Banco

Refrigerador /
compartimento térmico

A geladeira e o box térmico possuem formas similares e estão estrategicamente posicionados entre o banco do motorista e do passageiro.

Além da localização estratégica perfeita para longas jornadas, podem ser embutidos sob o compartimento da cama, o que amplia muito a mobilidade dentro da cabine.
Hi-Way - Refrigerador Hi-Way - Refrigerador

Climatizador

O sistema inteligente de climatização combina a refrigeração de ar com a redução de umidade dentro da cabine, eliminando, assim, o desconforto do calor extremo. O Climatizador também foi projetado para manter-se ligado mesmo com o motor desligado. Seus diferenciais não param por aí. Sua localização é estratégica, situado na posição de escotilha no teto da cabine e se estende por 200 mm. A unidade de controle de temperatura vem com um controle remoto que permite fácil interação com o usuário, mesmo da cama.
Hi-Way - Climatizador

Ar-condicionado digital

O sistema de ar-condicionado digital apresenta um baixo consumo de energia. Inclusive, traz uma bateria incorporada e dispensa qualquer manutenção especial. Além disso, possui controles de temperatura e ventilação somados à função turbo que permite alcançar rapidamente a temperatura desejada.
Hi-Way - Ar-condicionado Digital

Cortina Frontal elétrica

Para assegurar mais conforto e segurança, o novo Iveco Hi-Way é equipado com sistema de blackout elétrico e de cor clara. Ideal para jornadas durante o dia.
 

Área de descanso

A área de descanso foi planejada para acolher e proporcionar total relaxamento depois de horas de trabalho. O espaço inclui a nova cama high comfort com 80 cm de largura e mais de dois metros de comprimento e um confortável colchão.
Hi-Way - Área Descanso

Beliche

Como alternativa, a nova área apresenta um beliche opcional, com o auxilio de dois amortecedores para facilitar o manuseio, escada de alumínio retrátil e pode ser embutido completamente na parede para tornar a cabine ainda mais espaçosa.
Hi-Way - Beliche

 

Para compor o ambiente, estão disponíveis mais dois compartimentos externos de armazenamento para guardar ferramentas e vestuário de trabalho.
Hi-Way - Compartimento de Ferramentas
Hi-Way - Compartimento de Vestuário

Para compor o ambiente, estão disponíveis mais dois compartimentos externos de armazenamento para guardar ferramentas e vestuário de trabalho.   
 

Transmissão automática ZF equipa Iveco Guarani

O veículo de defesa produzido pela Iveco em parceria com o Exército Brasileiro, o Guarani recebe a transmissão automática ZF Ecomat 6HP602, a mesma que equipa caminhões e ônibus com alguns diferenciais pensados para as operações severas do blindado.
“A transmissão é automática e conta com um conversor de torque que permite uma transferência de força contínua, fator essencial para aplicações militares. Outra vantagem é que o ‘motorista’ pode focar mais no ambiente e arredores e não na troca de marchas”, afirmou Stefan Prebeck, diretor de sistemas de eixos e transmissões fora de estrada da ZF.
Para equipar o veículo, a transmissão automática também traz diferença com relação à primeira marcha, que permite dar mais força ao motor na arrancada: “A primeira marcha tem uma distribuição maior de 5,6, sendo que o normal é 3,43. Com isso, o veículo ganha um arranque mais rápido, mesmo levando uma carga pesada. A transmissão automática da ZF tem três marchas a mais (seis no total) e, dessa forma, acelera mais rapidamente, oferece maior velocidade final, desaceleração mais potente e melhor força de tração”, explica Prebeck.
Fabricada na unidade da ZF localizada em Friedrichshafen, no sul da Alemanha, a transmissão automática Ecomat equipa, além do Guarani, outros veículos de defesa pelo mundo, como o tanque Iveco SuperAV (transmissão ZF 7HP902), o utilitário Sherpa Medium MRAP (ZF 9S1310) e os caminhões de defesa da Renault, Sherpa Medium (ZF 6S1000) e Kerax, nas configurações 4×4, 6×6 e 8×8 (ZF 16S 2520 TO).
 

Caixa não-sincronizada do Ford

Os principais atributos que garantem a eficiência de uma caixa de câmbio são a sua facilidade de operação, de manutenção e sua resistência. Os caminhões da linha Cargo da Ford utilizam um tipo de caixa capaz de proporcionar esses benefícios para o motorista, fornecidas pela Eaton, as transmissões RT têm como característica a ausência de anéis sincronizadores e são conhecidas no mercado como caixas não-sincronizadas.A caixa em detalhe nessa reportagem é a Eaton RTLO-14918B, de dezoito marchas a frente e quatro a ré, equipamento original dos caminhões Cargo 4331s e 4432e. Sem os anéis sincronizadores, que fazem o trabalho de frenagem das engrenagens na hora de mudar de marcha, a caixa RT trabalha com dois contra-eixos e uma caixa auxiliar, que faz a multiplicação das marchas (“split”) por meio de um botão na parte da lateral esquerda da alavanca, e a seleção de caixa alta/baixa, através do botão situado na parte frontal da alavanca. O seletor de engate tem comando pneumático e a alavanca de mudanças permite nove movimentações que efetuam todo o ciclo de engates.
Instrutor de Treinamento de Serviço da Ford, Eder Ricardo Joergensen, explica que, por não ter anel sincronizador, o motorista deve trocar de marcha no tempo certo da rotação do motor. “A vantagem é que a falta de anéis permite que haja espaço entre as engrenagens, que têm estruturas mais largas, logo, mais resistentes e mais duráveis”, complementa.
O conjunto da caixa RTLO-14918B é composto por duas partes, ou seja, duas caixas de transmissão no mesmo equipamento, através do qual as marchas se sobrepõem, ou seja, a 5ª e a 1ª funcionam a partir da mesma engrenagem, bastando acionar o seletor de caixa alta/baixa. A primeira sessão tem seis engrenagens acionadas através da alavanca de mudanças, enquanto a segunda caixa possui três conjuntos de engrenagens acionadas por pressão de ar.

Funcionamento da caixa
A caixa de mudanças RTLO-14918B tem 18 marchas a frente e 4 marchas a ré, sendo formada pelas caixas principal e auxiliar, que contém as engrenagens HI (alta) e LO (baixa) e as engrenagens de sobre-marcha “split” alta e baixa.
O dispositivo seletor de sobre-marcha – tecla “split” – permite dividir em duas faixas de torque – L ou H – cada uma das marchas, seja no regime de caixa baixa (LO, 1ª, 2ª, 3ª e 4ª), ou no de caixa alta (5ª, 6ª, 7ª e 8ª).
Assim, cada uma das marchas no regime de caixa baixa (LO) pode ser dividida em duas, alternando a posição da tecla “split”, proporcionando 10 relações de marchas progressivas para o regime de caixa baixa. Assim, como as quatro marchas do regime de caixa alta (HI) também são divididas, somam mais 8 marchas, totalizando 18 marchas a frente.
Manutenção
O técnico da Ford afirma que a manutenção e a durabilidade dependem da operação na qual o caminhão trabalha. “As trocas de óleo e filtros devem ser realizadas dentro dos prazos determinados pelo manual do proprietário, lembrando que cada aplicação tem seu plano de manutenção específico”.
A durabilidade da caixa depende muito de como o motorista opera o caminhão e a revisão do conjunto é necessária quando existir dificuldades de engatar uma marcha.
Se o problema estiver no engate da caixa alta para caixa baixa, o defeito pode estar no filtro secador e regulador do sistema pneumático, lembrando que umidade no circuito pode causar contaminação. A limpeza da peça - se estiver entupida – deve ser feita com querosene e ar comprimido para secar.
 
Sempre que o caminhão chega numa oficina com sintomas de avarias no câmbio, o primeiro procedimento é checar a pressão do sistema pneumático e das válvulas.
Se for constatado vazamento de óleo, antes de desmontar o conjunto, verifique o respiro está em ordem. Para isso, selecione a caixa alta e observe se não há vazamento de ar pelo respiro.
A recomendação da montadora é drenar todo o ar e fluído do sistema antes de trabalhar nessa transmissão. Também é extremamente importante observar a plaqueta de identificação, localizada na parte lateral inferior da caixa, que traz todas as informações sobre o modelo, tipo e identificação para peças de reposição. Além disso, é imprescindível o uso de componentes originais, ferramentas especiais e equipamentos apropriados. Todas as juntas devem ser substituídas por novas.
“Outra característica importante é a facilidade de trocar as engrenagens, pois não tem como montar errado, é fácil de retirar e de recolocar”, afirma o instrutor.
Mãos na caixa
Case seja necessária a desmontagem do conjunto, o primeiro passo é preparar o caminhão para que o técnico possa trabalhar com segurança, além de ter em mãos as ferramentas adequadas. Siga essas instruções:
• Calce as rodas e aplique o freio de estacionamento.
• Certifique-se de que a alavanca está em Neutro.
• Desconecte o cabo negativo da bateria.
• Libere o ar comprimido do reservatório de freio.
• Remova o escapamento.
• Retire os parafusos de fixação da árvore longitudinal à árvore secundária da caixa de mudanças – não esqueça de marcar com tinta sua posição, com uma linha coincidente entre a luva deslizante e o corpo da árvore.
1) Com a caixa apoiada adequadamente num cavalete, comece a desmontagem dos componentes, com a retirada do filtro e da válvula auxiliar da carcaça. Em seguida, retire as molas do seletor.

Obs.: cuidado para não deixar cair as esferas alojadas nos compartimento das molas.

2) Solte os parafusos e remova o seletor pneumático da caixa e as mangueiras de ar. O torque para montagem é de 11 a 16 Nm.

3) Agora, desencaixe o pino do seletor, que impede que marchas erradas sejam selecionadas com o carro fora do ponto morto. É necessário remover esse pino antes de abrir a tampa e, na hora da instalação, ele deve ser encaixado antes de montar o conjunto.

4) Desaperte os parafusos da tampa. Observe que na montagem a seqüência de aperto é de fora para dentro e de maneira cruzada. O torque é de 47 a 61 Nm.



Obs.: na hora de desmontar, retire os parafusos e mantenha essa ordem na instalação, pois eles têm tamanhos diferentes, alguns são mais longos para suportar os ganchos de apoio.

5) Ao remover a tampa da caixa, cuidado para não derrubar as esferas que estão alojadas no compartimento das molas que já foram retiradas. Remova as esferas e guarde-as num lugar seguro.

6) Utilize a “guitarra” para auxiliar o desaperto do flange da caixa auxiliar antes de remover (a guitarra fica calçada no chão). Para retirar, recoloque a abraçadeira da cruzeta e solte os parafusos. Desloque a peça com o guincho e apóie-a no gabarito (ferramenta 205-668), ou numa base apropriada. Não esqueça que, antes de apoiá-la, o conjunto do “split” deve ser retirado. Para isso, vire o garfo para o lado e remova sua luva de engate.

7) Em seguida, desencaixe a engrenagem que faz o acoplamento do “split” na caixa com a ajuda do alicate, para tirar o anel antes de afrouxar os parafusos.

8) Retire a engrenagem da luva de engate do “split” e sua arruela. Na montagem, por ter duplo contra-eixo, todas as engrenagens são folgadas no eixo, é uma característica desse tipo de caixa.

9) Agora, o técnico deve remover o eixo da ré, a começar pela trava e depois, com a ajuda do extrator 205-672, retire o eixo do alojamento.

Obs.: Não bata na peça com martelo.
10) Tire o anel que segura o rolamento traseiro antes de tirar o eixo de ré e o rolamento. Remova o anel da trava do eixo de saída. Esse anel é chanfrado e deve ser instalado com o lado cônico voltado para a parte traseira da caixa.

11) Agora, empurre a engrenagem para frente da caixa e retire a engrenagem intermediária da marcha ré por cima. Cuidado para não deixar as arruelas caírem dentro da caixa.



Obs.: Na hora de montar a peça, preste atenção na marca “FRONT” estampada na engrenagem, que deve ficar voltada para o eixo principal (parte frontal da caixa).
12) Retire o rolamento do eixo intermediário. Depois, remova o anel do rolamento para ter acesso ao contra-eixo. Solte o parafuso que serve de trava do lado interno do mesmo eixo.

13) Remova o rolamento traseiro da árvore secundária e, em seguida, posicione o extrator 308-475 para retirar o contra-eixo. Com muito cuidado bata com um martelo de bronze ou de plástico para empurrar o rolamento. Remova agora o rolamento traseiro.

14) Ainda no contra-eixo, coloque a ferramenta 308-649 para segurar o contra-eixo contra a parede lateral da parte dianteira da caixa e, assim, deslocar a árvore secundária.

15) Depois disso, vire a caixa na posição vertical e remova o eixo secundário.

16) Para retirar o eixo piloto ou a árvore primária, remova o flange e a capa. Em seguida, bata com cuidado com o martelo na ponta do eixo, retire a trava, o rolamento e a arruela interna, que está dentro da engrenagem. Tire o eixo piloto por fora, bem como a engrenagem e apóie a peça na morsa.

17) O pino trava da chaveta, alojado na parte da frente da árvore secundária, deve ser verificado se não está quebrado ou muito baixo.
 
Obs.: Desmonte as engrenagens do eixo removendo-as uma por uma e colocando-as em ordem numa bancada apropriada. Na hora de montar, coloque a arruela com a parte cônica voltada para o lado das luvas de engate. Então, recoloque a engrenagem, a arruela intermediária e assim por diante, na ordem inversa da desmontagem. Utilize um guia no lugar da vareta e, depois que colocar a arruela da ré, introduza a vareta enquanto remove o guia. Por último, encaixe a luva de ré.
Ponto de sincronismo
18) Para garantir o perfeito funcionamento da caixa é necessário encontrar o ponto de sincronismo antes de terminar o serviço e fechar a caixa. O procedimento é o seguinte: determine o ponto morto do contra-eixo, onde todas as engrenagens estão alinhadas. Essa posição deve coincidir com a marcação da engrenagem do eixo primário, que é dividida ao meio. Encaixe o eixo piloto com o anel e acerte a marca determinada.

19) Monte o eixo piloto e recoloque a árvore secundária e a árvore de saída. Em seguida, encaixe o rolamento da parte traseira e encontre o ponto de sincronismo com o contra-eixo.

Desmontagem da caixa auxiliar
Afrouxe os garfos da sessão auxiliar para poder encaixar a ferramenta no eixo de saída da caixa auxiliar e remover o rolamento de saída. Remova a carcaça, os garfos e separe os eixos.
 
Essa peça não tem como montar errado, o segredo da montagem dessa caixa é acertar o ponto de sincronismo. Na caixa auxiliar, encontre as marcações “0” nos contra-eixos e divida a engrenagem no meio com uma marcação. Depois, encaixe nos pontos laterais.

 





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